Wednesday, July 11, 2007

Pitacos Renânicos - Youtube

Aprendendo com os Baques

Renan B. Fernandes

O homem tem um quê de megalomania.

Adora se enxergar como o centro de tudo, o maior de todos, o ápice da criação. Porém, conforme o conhecimento científico avança, percebemos que o homem não é o centro de coisa alguma, a não ser de seu umbigo; não é rei da cocada preta. Ele é simplesmente uma parte ínfima de um Cosmos que ainda esconde grandes e numerosos segredos.

O primeiro grande baque que o homem sofreu foi com a teoria Heliocêntrica, onde a Terra perdeu o status de centro do Universo e, consequentemente, o ser humano também. E é por isso que as pessoas comuns demoraram para aceitar tal idéia. O estudo de História que temos na escola nos passa a idéia de que tudo ocorre do dia para a noite, mas não é assim. Uma idéia de tamanha relevância não é aceita rapidamente, nem poderíamos cobrar tamanha mudança ideológica da população em geral.

Mas mesmo não sendo mais o centro do universo, ainda éramos a imagem de Deus. Pelo menos isso. Por algum motivo não esclarecido, o criador resolveu nos colocar numa partezinha do Cosmos, mas ainda éramos sua criação especial.

Porém, o homem sentiu uma nova pancada que atingiu seu ego inflado. O segundo baque foi, certamente, com a Teoria da Evolução das Espécies, que colocou o ser humano no seu devido lugar dentro da natureza. A partir daí, percebemos que não éramos mais o ápice da criação, criados à imagem e semelhança de Deus. Somos simplesmente parte de uma natureza complexa. Não somos mais evoluídos que ser vivo algum, apenas conseguimos sobreviver dentro de nosso nicho, assim como a barata ou a raposa o faz.

Os principais opositores da Teoria da Evolução alegam que ela diminui a importância do homem, mas o que ocorre é justamente o contrário. Percebam que não há nada de mau nessa idéia. Colocar o homem como igual aos outros seres vivos na natureza engrandece nossa posição. Quando nos damos conta de que fazemos parte da natureza aqui e agora, nossa responsabilidade aumenta (e talvez seja isso que nos amedronta).

Quando pensamos que essa vida é passageira e que o reino do transcendente será nossa casa final, nossa realidade perde importância. Por isso, temos que perceber que somos parte da natureza; cuidemos, portanto, para que ela seja preservada. Como fazemos parte dela, e somos o que somos por causa dela, cabe a nós, dotados de consciência e razão, encontrar meios para preservá-la.

Assim como eu e você somos parte da natureza, cada ser humano também é. Logo, dentro de uma perspectiva natural, todos os homens são importantes. A sociedade é formada por vários seres humanos; logo, quando um deles é atingido, todo o resto será direta ou indiretamente. Além disso, cada vida é única. Cada ser humano é uma combinação genética única, resultado de um processo natural árduo. Cada vida é importante e pode ser perdida, portanto façamos de tudo para valorizá-la.

Caros leitores, o homem realmente sofreu fortes baques em seu ego. Porém, grandes baques engrandecem e nos fazem perceber nosso lugar nesse Universo imenso e misterioso. A perspectiva naturalista pode nos trazer muitos ensinamentos, ao contrário do que afirmam radicais religiosos. Cabe a cada um de nós aceitar a pancada em seu ego e aprender com isso.

E, para mostrar nosso tamanho no Universo e nos situar ainda mais em nosso lugar, um ótimo vídeo no youtube. Aproveitem!



Labels: ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home