Saturday, November 18, 2006

CÉLULA-TRONCO CURA DOENÇA QUE DEGENERA MÚSCULOS EM CÃES

A distrofia muscular, uma doença genética que afeta 1 a cada 3.500 meninos, foi curada, em cachorros, por cientistas franceses e italianos através do transplante de células-tronco. Segundo eles, o trabalho abre caminho para novos tratamentos, mais eficazes, em seres humanos no futuro.

A distrofia muscular é uma mutação genética que causa a destruição de uma proteína que mantém a integridade dos músculos. A doença só afeta meninos e costuma ser percebida por volta dos três anos de idade. Os primeiros sintomas são quedas, desequilíbrios freqüentes e um grande cansaço. Ainda incurável, ela diminui a expectativa de vida de seus portadores.

A equipe que desenvolveu o estudo -- publicado na edição desta semana da revista científica britânica “Nature” – tratou a forma mais comum, e mais severa, da doença: a distrofia muscular de Duchenne.

Os pesquisadores retiraram células-tronco tanto de cachorros saudáveis quanto portadores da distrofia e as reprogramaram para se transformarem em células musculares. As dos cães doentes, antes, foram modificadas para corrigir o gene defeituoso.

Os dois tipos de células-tronco foram injetados nos cães doentes. As originárias de animais saudáveis, aplicadas cinco vezes separadas por intervalos de um mês, foram as que apresentaram melhor desempenho. De seis cães com a doença, quatro recuperaram a força muscular e a capacidade de realizar movimentos. Dos demais, um não recebeu células suficientes e o outro morreu, antes do tratamento ter efeito.

Inicialmente, os cientistas tinham estudado camundongos, com sucesso. Depois, decidiram aplicar o tratamento em cães, pois esses animais apresentam as características de desgaste muscular mais próximas do ser humano

.....................................................................................

Sei que esta notícia não tem muito a ver com teoria da evolução, porém acho que o potencial das células-tronco é um assunto muito importante e que deve ser debatido na sociedade.

Abraços,
RENAN

Quer contribuir com o Blog? Mande notícias para tropa.evo@gmail.com

0 Comments:

Post a Comment

<< Home