Monday, November 06, 2006

Casamentos com neandertais

Uma reavaliação de fósseis descobertos na Romênia levou cientistas a descobrir evidências de que o homem moderno cruzou com neandertais há cerca de 35 mil anos. Os cruzamentos teriam ocorrido enquanto o homem moderno se espalhava pelo continente europeu.

Erik Trinkaus, da Universidade Washington em Saint Louis, nos Estados Unidos, e dois colegas romenos examinaram ossos encontrados em 1952 em Peştera Muierii, conhecida como a "caverna da mulher velha". O estudo será publicado esta semana no site e depois na versão impressa da Proceedings of the National Academy of Sciences (Pnas).

Os pesquisadores verificaram que os fósseis têm cerca de 30 mil anos e características do esqueleto do homem moderno. Os ossos também apresentam detalhes típicos do Homo neanderthalis, como a falta de adaptações anatômicas necessárias nos ombros para arremessar projéteis, como lanças, durante a caça.

Segundo os autores do estudo, a mistura de características humanas e neandertais sugera a existência de um complexo cenário reprodutivo quando as espécies cruzaram. Para os pesquisadores, os resultados da pesquisa também indicam que a hipótese de que os neandertais foram simplesmente substituídos pelo homem moderno deve ser abandonada.

O artigo Early modern humans from the Peştera Muierii, Baia de Fier, Romania, de Andrei Soficaru, Adrian Doboş e Erik Trinkaus, poderá ser lido por assinantes da Pnas em www.pnas.org.
(Fonte: Agência Fapesp)

Tirado daqui:
http://www.ambientebrasil.com.br/noticias/index.php3?action=ler&id=27599

0 Comments:

Post a Comment

<< Home